.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sábado, 20 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agentes Comunitárias de Saúde realizam mais de 20 mil visitas em 2023

O ACS promove ações educativas por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas


Agentes Comunitárias de Saúde realizam mais de 20 mil visitas em 2023

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de Imigrante realizaram, no ano de 2023, 20.081 visitas domiciliares. O número representa sete atendimentos por habitante, somente no ano passado. Conforme a secretária Jóice Cristina Horst, o papel do ACS é realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. “O ACS promove ações educativas por meio de visitas às residências das famílias ou em ações coletivas, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

O dia a dia de um agente comunitário é bastante complexo. Tudo começa com o contato inicial do profissional com a família visitada. Nesse encontro, ele faz uma série de perguntas referentes ao domicílio e também a cada um dos membros da família. Esse cadastro deve ser o mais completo possível, buscando identificar pontos sociais como: se existem pessoas com doenças graves vivendo na residência, jovens dependentes químicos ou crianças fora da escola.

O cadastro é fundamental para o banco de dados E-SUS e contato entre referências, Hospitais e Unidades de saúde com o paciente. Depois disso, o profissional passa a acompanhar essas pessoas, visitando a família mensalmente, conferindo de perto a realidade local, as dificuldades e pensando em estratégias para a melhoria da qualidade de vida. Nesses encontros, os agentes podem oferecer assistência e também dar orientações em relação à prevenção de doenças.

Agentes Comunitárias de Saúde de Imigrante, atualmente: Adriane Dallabrida Brisola (Microárea 1: 667 visitas); Claudete Thomé (Microárea 2: 6.026 visitas); Ivete Teresinha Müller Schneider (Microárea 3: 3.744 visitas); Cláudia Lindemann Wenneker (Microárea 4: 2.020 visitas); Fabiana Fassini Dannebrock (Microárea 5: 3.175 visitas); Vania Maria Benini (Microárea 6: 5.437 visitas); Davila Fernandes Barbosa (Microárea 7: 1.012 visitas). O número de visitas varia conforme a extensão da área de competência de cada ACS. Microárea um está temporariamente descoberta, e será recomposta com o chamamento de nova ACS.

 

Fotos de Carlos Eduardo Schneider


 


 

234 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.