Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Além de tomar o lugar de outros pacientes, a falta prejudica a comunidade inteira, pois dificulta a obtenção de novas vagas para outras pessoas.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, adverte sobre faltas injustificadas a consultas e exames. Conforme a secretária Jóice Cristina Horst, além de tomar o lugar de outros pacientes, a falta prejudica a comunidade inteira, pois dificulta a obtenção de novas vagas para outras pessoas.
“Quando uma pessoa falta a uma consulta ou exame, ela não só está tirando o lugar de alguém que realmente vai comparecer, mas dificulta a obtenção de novas vagas por toda a comunidade. Isso porque o município acaba sendo ‘punido’ com restrição do acesso a vagas. A consequência é que o cidadão é o maior prejudicado”, explica a secretária.
O paciente desistente deverá procurar a Secretaria da Saúde e Assistência Social, para, presencialmente, assinar um termo de desistência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3754-1163, com Ana Patrícia Funke.
Ana Patrícia considera que, mesmo que o município esteja sendo contemplado com várias consultas via Central de Marcação do Estado (Gercon), gerenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é preciso otimizar as consultas pois há vários munícipes aguardando consultas especializadas em todas as especialidades e as mesmas não podem ser repassadas para outro paciente internamente.
“Precisamos fazer o cancelamento com 72 horas de antecedência para que a mesma possa ser repassada para outro paciente. Também não temos autonomia para escolha de data, horário e médico. Precisamos seguir os protocolos do Estado, onde todos os encaminhamentos são avaliados e classificados conforme grau de urgência por médicos regulados e, posteriormente, as consultas disponibilizadas conforme vaga nas instituições de saúde, conforme especialidade pactuada”, explica.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.