.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Educação - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Jovens prestam compromisso do Proerd

O cerimonial, que reuniu a comunidade escolar, alunos e familiares, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco Íris, no centro.


Jovens prestam compromisso do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 32 jovens imigrantenses na quinta-feira, 09 de novembro. O cerimonial, que reuniu a comunidade escolar, alunos e familiares, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco Íris, no centro.

Participaram da solenidade a Coordenadora Daniela Kohl Duarte, representando a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, a Vereadora Marlise Pott Wommer, representando a Câmara de Vereadores, o presidente do Consepro Cleibler Mattuella, o Comandante do GPM Valdir Schwarz e a Capitã da Brigada Militar Carmine Brescovit.

Os alunos das turmas do 5º Ano das Emefs Arco-Íris e Santo Antônio participaram ao longo do ano de 10 encontros do curso Proerd. As aulas foram ministradas pelo Sargento Valdir Schwarz, e visaram conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas e da violência.

O programa é organizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari e pelo 40º Batalhão de Polícia Militar. É a versão brasileira de um programa que surgiu em 1983 nos Estados Unidos. Foi implementado no Rio Grande do Sul em 1998 pela Brigada Militar e já formou quase 1,5 milhão de crianças, jovens e adultos.

Os alunos prestaram o compromisso do Proerd, que é “prometo resistir às drogas e a violência, para o bem do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Imigrante, pelo meu próprio bem e de minha família”.

Segundo o Sargento Valdir, o programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Brigada Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. Após o Leão, mascote do Proerd, entregou os certificados de conclusão do curso.

A coordenadora Daniela destacou a importância da família: “Plantamos aqui uma sementinha. Mas esta sementinha precisa ser regada pelas famílias, pois como pais sabemos que temos que voltar a relembrar todos estes ensinamentos do Proerd, pois nossos filhos terão muitas escolhas afazer ao longo da adolescência.”

A Capitã Carmine destacou que o Lema do Proerd tornamos uma comunidade mais justa, saudável e feliz. “Para que isso acontece precisamos andar de mãos dadas, a polícia, a comunidade e as famílias.” Para as crianças, Carmine lembrou que o Proerd ensina a tomar boas decisões: “Vocês aprenderam como tomar boas decisões. Crianças, usem os ensinamentos do Sargento Valdir para a vida toda de vocês, pois as nossas escolhas podem ter consequências positivas e negativas”, finalizou.

Em um dos encontros os alunos escreveram redações do que aprenderam nas aulas do Poerd. Foram escolhidas as duas redações destaque e as alunas Emanueli Höfler da Emef Santo Antômio e Isabelli Amanda Scheer Mattuella da Emef Arco Íris receberam uma bicicleta cada uma. Dois alunos que se destacaram nas aulas e receberam medalha destaque. Foram os alunos Lorenzo Luís Fassini Barili, da Santo Antônio e Clara Gabrieli Mairer da Arco-Íris.

Fotos de Cris Thomé

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

50 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.