Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O resultado foi obtido porque Imigrante atingiu todas as metas do 3º ciclo da RBC.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, foi certificada como Unidade Amiga do Idoso. A certificação veio do Governo do Estado, através da Rede Bem Cuidar (RBC/RS), que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
O resultado foi obtido porque Imigrante atingiu todas as metas do 3º ciclo da RBC. A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolve um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais: (1) Gestão e Processo de Trabalho, (2) Promoção e Educação em Saúde, (3) Comunicação em Saúde e Ambiência e (4) Participação Social.
“O terceiro item, Comunicação em Saúde e Ambiência, busca incentivar a criação e o fortalecimento de espaços de organização da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde, para identificar as reais necessidades de oferta de serviços de saúde locais”, explica a secretária Jóice Cristina Horst.
“Essa conquista teve o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, realizando busca ativa e aplicando avaliações para rastrear pacientes e realizar um planejamento individualizado. Além disso, elas realizaram o acompanhamento de todos os domiciliados e acamados do município. Toda equipe multiprofissional da saúde está engajada em prol do programa e os recursos são aplicados em melhorias, materiais e novos projetos”, ressaltou Jóice.
A Rede Bem Cuidar
Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.
Construir estratégias para o enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a partir das demandas do território vivenciadas pelos usuários; Estimular a construção de ambientes favoráveis à promoção do cuidado humanizado; Mapear e estabelecer conexões de valor na comunidade, no município e na região, para a incubação de inovação e tecnologia, a partir das demandas identificadas; Induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população gaúcha em todas as idades; Elaborar, de forma ascendente, ações que priorizem o compartilhamento de saberes, a valorização das singularidades de cada território, a participação social na análise e tomada de decisões e o fortalecimento da participação social; Fomentar as relações de confiança, compromisso e vínculo entre usuários, trabalhadores e gestores, condição fundamental para concretizar os princípios da integralidade.
Foto de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.