Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Cirurgia foi financiada por empresária e viabilizada pela Secretaria Municipal da Saúde
Na manhã deste sábado, 1º de julho, um procedimento inédito na região do Vale do Taquari foi realizado no Hospital Estrela, da Divina Providência (HE). A paciente Luana Schmidt, de 28 anos, do município de Imigrante, recebeu um implante coclear. A cirurgia foi financiada pela empresária Elka Hassmann, por meio de articulação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, que também viabilizou as consultas e exames pré-operatórios.
O implante coclear é utilizado para restaurar a audição nos pacientes portadores de deficiência auditiva profunda e que não se beneficiam do uso de aparelhos convencionais. O médico otorrinolaringologista do HE, Dr. Thiago Carvalho, acompanhado do professor Dr. Joel Lavinsky, médico otorrinolaringologista e otologista especializado em cirurgias de ouvido, e o médico otorrinolaringologista Dr. Cassiano Dal Monte Gallas conduziram a cirurgia, juntamente com uma equipe de profissionais especializados.
Em 2003, Luana descobriu um tumor no cérebro. A doença fez com que ela perdesse gradativamente a audição. Hoje, Luana de comunica por meio do telefone celular, que decodifica o som da voz em palavras, então ela pode ler e responder. “Estou ansiosa para ouvir novamente, ter autonomia, me relacionar melhor com amigos e familiares”, conta. O procedimento foi considerado um sucesso, o que mereceu elogios dos familiares da paciente e a todos os profissionais envolvidos.
Conforme o Dr. Thiago Carvalho, no implante, o equipamento eletrônico computadorizado substitui, totalmente, a estrutura do ouvido de pessoas com deficiência auditiva severa para profunda, ou profunda. “O implante estimula, diretamente, o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro”, explica.
Procedimento financiado por Elka Hassmann e viabilizado pelo Município
A secretária Jóice Cristina Horst falou sobre o caminho percorrido até aqui. “A paciente está em acompanhamento SUS Porto Alegre, mas não existe previsão de procedimento, já que realizam dois por ano e a fila é extensa. Estamos engajados nessa causa há cerca de um ano, quando a família nos procurou e não tínhamos viabilidade de arcar com o procedimento via município. Foi então que recebemos uma ligação da dona Elka Hassmann, que tem um vinculo afetivo com a família e se propôs a acolher esse procedimento”, relata a secretária.
“As conversas iniciaram com o Hospital Estrela e depois de acertarmos os detalhes entre paciente e equipe médica, o dia chegou. Todos estavam muito ansiosos, e correu tudo bem. Agora, a Luana vai passar 30 dias em recuperação para cicatrização definitiva e após será realizada a primeira ativação e mapeamento do implante coclear.”
Jóice agradece a todos os envolvidos nesse procedimento tão desafiador, e ao mesmo tempo benéfico para Luana Schmitt. “Meu agradecimento especial à dona Elka por, proporcionar o procedimento, direção do Hospital Estrela pela parceria, Dr. Thiago Carvalho e PRÓAUDI pelos esclarecimentos e dedicação. Agradeço, principalmente, o apoio Administração Municipal e equipe da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social”, conclui a secretária.
Fotos de Carlos Eduardo Schneider
.
.
.
.