.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Legislativo - Quarta-feira, 10 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Sessão Solene alusiva aos 35 anos de Imigrante homenageia ex-prefeitos e emancipacionistas

Solenidade empossou, também, Executivo e Legislativo Mirim


Sessão Solene alusiva aos 35 anos de Imigrante homenageia ex-prefeitos e emancipacionistas

Uma sessão solene, alusiva aos 35 anos de Imigrante, marcou a trajetória política do município até os dias atuais. Na solenidade, foram homenageados os ex-prefeitos e a comissão emancipacionista, formada por 30 membros da comunidade e presididos pelo primeiro prefeito, Carlos Hassmann. A Sessão Solene empossou, também, o Executivo e o Legislativo Mirim. Na oportunidade foram apresentados, também, os novos trajes das Soberanas do município feitos pela Casa Pelison.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Pott (PSDB) conduziu a Sessão Solene. “Hoje é um dia do qual sentimos gratidão e orgulho. Quero manifestar minha gratidão às pessoas corajosas que iniciaram, há 35 anos, a história do nosso belo município de Imigrante. E, como esse nosso território de dois bairros: Daltro Filho e Arroio da Seca se transformou. Hoje podemos dizer que vivemos com tranquilidade, paz e bem-estar. A união de pessoas fez com que nosso município se tornou aquilo que é hoje. Parabéns a todas as administrações municipais que conduziram nosso município ate hoje”, declarou Pott.

O prefeito Germano Stevens falou sobre a honra de ocupar o cargo de prefeito e poder prestar essa homenagem a todos os que construíram a Imigrante que temos hoje. “Tenho a honra de estar prefeito e a alegria de poder homenagear e reconhecer a comissão emancipacionista, aqueles que tiveram a coragem e iniciaram essa bela história do nosso município! Este também me um momento de homenagear e reconhecer todos ex-gestores, prefeitos e vices, que contribuíram com seu trabalho e dedicação nesses 35 anos de conquista. Estar na presença dos familiares dos líderes que já partiram e a presença de todos os demais é motivo de muita alegria, muita alegria mesmo, pois amo esse lugar, desempenho a função de prefeito com zelo e paixão.

Germano reconheceu o trabalho de todos os gestores que passaram pelo Executivo Municipal. “Tenho respeito, gratidão e reconhecimento por todo bom trabalho que todos fizeram, e só por isso temos esse belo município! Temos divergências políticas e isso faz parte da democracia, mas jamais falta de respeito, humildade e reconhecimento. Obrigado de coração! Obrigado, povo de Imigrante por terem me dado a oportunidade de trabalhar por essa terra! Obrigado pelo empreendimento e trabalho de todos imigrantenses! Parabéns Imigrante, 35 anos de conquistas!”, concluiu o prefeito.

Antes do prefeito, as declarações iniciaram pelo primeiro mandatário do Executivo imigrantense, e presidente da Comissão Emancipacionista, Carlos Hassmann. “Aprendemos muito nesses 35 anos. Quando a ideia da emancipação surgiu, não tínhamos certeza do que ocorreria. Mas sabíamos que, na forma de Distrito, não queríamos continuar. Passados 35 anos, podemos dizer que nossa vida mudou, e mudou para melhor”, disse Hassmann. Carlos Hassmann foi prefeito de 1989 a 1992, tendo como vice, Celso Rufatto.

Elimar Rex foi prefeito em duas oportunidades. De 1993 a 1996, seu vice foi Aldérico Rottoli e de 2001 a 2004, Luiz Pozzoco. “Agradeço, em primeiro lugar, aos dois vice-prefeitos que estiveram conosco nas duas oportunidades em que administramos Imigrante. Agradeço a oportunidade de ter sido o prefeito deste município, e poder ter deixado algumas marcas no desenvolvimento dessa terra”, declarou Rex.

Pauline Altmann Koerbes, filha do ex-prefeito Paulo Altmann, pronunciou-se em nome do pai, falecido em 2019. Pauline, emocionada, lembrou de um fato que denotavas o amor do ex-prefeito por Imigrante. “Era 7 de setembro, num desfile cívico. Havia apresentações das escolas. Nós estávamos assistindo as apresentações. A Escola Ernesto Alves estava se apresentando. Eu lembro até da música. Então olhei para o meu pai, que estava sentado ao meu lado, e ele estava emocionado. Olhei para ele e perguntei se estava tudo bem. Ele me disse: ‘Eu aprendi a amar Imigrante’. Agradeço, de coração, a oportunidade de estar aqui”, finalizou Pauline. Paulo Altmann foi chefe do Executivo por três oportunidades. De 1997 a 2000 e de 2005 a 2008, tendo como vice Benno Tietz e de 2009 a 2012, tendo como vice Carlos Hassmann.

Celso Kaplan foi prefeito de Imigrante de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Nas duas oportunidades, o vice-prefeito foi Charles Porsche. “A experiência que tivemos lá no início, foi muito importante. Sentimos a vontade da comunidade, de ter outros ares, de ter seu próprio caminho. E percebemos que valeu à pena”, declarou.

Depois das homenagens, a Sessão Solene deu espaço para um show com o cantos Wilceu Pause e Banda. O público cantou e dançou com sucessos do artista, como "Perigosa e Linda". A composição foi gravada pela primeira vez em 2005, mas foi no ano passado, que o hit estourou. Pause convidou, também, o ex-integrante do Musical Zabadak, Ernani Birckheuer, para subir ao palco e relembrar sucessos.

 

EX PREFEITOS E VICES

 

Carlos Hassmann e Celso Rufatto - 1989 a 1992

Elimar Rex e Alderico Rottoli - 1993 a 1996

Paulo Altmann(in memoriam) e Benno Tietz(in memoriam) - 1997 a 2000

Elimar Rex e Luiz Pozocco - 2001 a 2004

Paulo Altmann(in memoriam) e Benno Tietz(in memoriam) - 2005 a 2008

Paulo Altmann(in memoriam) e Carlos Hassmann - 2009 a 2012

Celso Kaplan e Charles Porsche - 2013 a 2016

Celso Kaplan e Charles Porsche - 2017 a 2020

 

 

COMISSÃO EMANCIPACIONISTA de 1988:

 

Presidente da comissão - Carlos Hassmann

Vice-presidente - Renato Letrari

2° vice-presidente - Frei Leonardo Kuhn

Secretário - Eliseu Richter

2° secretário - Celso Rufatto

Tesoureiro - Hugo Haberkamp (in memoriam)

2° tesoureiro - Bruno Bertolini.

Conselho Fiscal: Sílvio Gärtner, Darci Kaplan(in memoriam) e Luiz Pozocco

 

Conselheiros:

 

Henrique Lohmann

Vicente Schneider

Celso Kaplan

Márcia Andrade

Elmar Kohl

Nelson Egon Scheffler

Délio Eduardo Hollmann

Nelson Dahmer

Zilmar Redecker

Lauro Schöer

Liro Altevogt

Ruben Leidemer

Elimar Rex

Rudimar Magedanz

Ernani Birkheuer

Jurandir Bertolini

Arcídio Scapini

Sildo Meier

Sérgio Barili

Egon Muller

Wilney Haberkamp

Domingos Possamai (in memoriam)

Ruben Jasper (in memoriam)

Arnoldo Spellmeier (in memoriam)

Telmo Lutterbeck (in memoriam)

Silvio Haberkamp (in memoriam)

Maximino Bertolini (in memoriam)

Francisco Cofferi (in memoriam)

Helmuth Wahlbrinck (in memoriam)

Desiderio Ebeling (in memoriam)

 

Fotos de Cris Thomé


 

688 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.