.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Agricultura - Terça-feira, 25 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Famílias de Boa Vista 37 são beneficiadas com açudes

Município recebeu verba para a construção de 12 reservatórios, pelo Programa Irriga + RS


Famílias de Boa Vista 37 são beneficiadas com açudes

As famílias Telk e Carminatti terão uma importante contribuição, que vai ajudar a amenizar os problemas com a estiagem no próximo verão. Cada propriedade recebeu um açude, pelo Programa do Governo do Estado, Irriga + RS. Elas são duas das 12 famílias selecionadas para receber a construção do reservatório. Ademir Telk comemora o benefício. “No último verão, alojamos apenas 50% das aves, pois não tínhamos água para os animais”, conta. O açude terá a capacidade de 500 mil litros e serve especificamente para o armazenamento de água para consumo na agricultura.

Um dos selecionados é João Eduardo Acadroli. Morador de Boa Vista 37, o agricultor enfrentou sérios problemas com a estiagem, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro. “O açude vai garantir água para os animais nos períodos mais secos, e isso é um alento”, explica Acadroli, que cria aves e bovinos de corte. Conforme os extensionistas da Emater, Cristiane Dexheimer e Maciel Budde, o açude da propriedade de Acadroli terá capacidade para 750 mil litros de água.

Luciano Carminatti é produtor de gado terminação, e na última estiagem teve prejuízo de 30%. “Os animais precisam de água, e como não dispúnhamos do recurso, não podíamos alojá-los”, lamenta. “Agora, com o açude com capacidade para 1,6 mil metros cúbicos de água, a tendência é que possamos levar a criação de forma plena”, acrescenta.

O engenheiro agrônomo da Emater, Maciel Budde, explica que a entidade foi a responsável pelos projetos, encaminhados ao Estado. “Construímos os projetos da melhor forma possível, para tornar nossos produtores aptos a receberem esse benefício”, disse. “Buscamos os locais mais úmidos da propriedade, para que o reservatório possa sempre se recompor”, esclarece Budde. A construção dos reservatórios tem o acompanhamento dos servidores da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Mônia Wahlbrinck e Marcos Mügge.

Segundo o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gilnei Dahmer, habilitar os agricultores ao recebimento dos açudes só foi possível, pois o município homologou o decreto de emergência, em função da seca, que atingiu o Estado no início do ano de 2022. “Trabalhamos para reunir toda a documentação, pois sabemos da importância de um recurso como esse para nossos agricultores”, declarou Dahmer.

Na seleção foram usados como critérios a escassez hídrica e o abastecimento por caminhão-pipa para o abastecimento de água para o consumo humano e animal. Para a fase inicial, a Secretaria da Agricultura e a Emater visitaram as propriedades indicadas para conferir o enquadramento e o atendimento dos critérios ambientais.

 

Fotos de Carlos Eduardo Schneider


 


 

369 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.