O Ginásio Municipal Guilherme Arnoldo Rex, está sendo totalmente reformado. Entre as melhorias, está a pintura em grafite, evidenciando os primeiros colonizadores do município de Imigrante. “Atualmente temos diversas etnias que contribuem para o crescimento do nosso município. A arte representada nas paredes do ginásio, busca resgatar a história dos povos originários daqui”, explica o prefeito Germano Stevens.
O artista e professor Samuel Hergesell foi o responsável pela pintura em grafite. “O prefeito me procurou, para revitalizarmos a pintura do ginásio, que estava bastante deteriorada. Ele queria uma cor, um impacto, e viu na arte uma forma de trazer uma identidade para o município. Então criamos um projeto, em cima da temática dos imigrantes. Lapidamos a ideia em conjunto com a equipe da Administração Municipal e eis que a obra está expressa lá”, conta Hergesell.
Havia a preocupação de contemplar a temática da imigração, mas que não ficasse um ambiente carregado. É um painel mais baixo e comprido, com cerca de 120 metros quadrados. “Tivemos o cuidado com as cores, para que a arte pudesse ‘casar’ com qualquer ocasião que o ginásio recebesse”, explica o artista.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo evidencia o trabalho artístico realizado no ginásio. “A pintura foi um trabalho muito bem executado, com a temática da imigração, com o propósito de prestar uma homenagem aos povos que primeiramente colonizaram a cidade de Imigrante. Creio que pela qualidade da obra, pelo detalhamento da pintura, o local deverá tornar-se um ponto de visitação, um ponto turístico de nosso município.
Samuel Hergessel é de Arroio do Meio, formado em Artes Visuais há 17 anos, e há 16 trabalha com grafite. Em 2016, o artista oficializou uma microempresa especializada em arte. Mesmo assim, seu trabalho passa por desenhos, retratos e outras pinturas com outras técnicas. Entre as pinturas mais conhecidas dele, está os silos do Porto de Estrela. Mais sobre o trabalho do artista pode ser encontrado no Instagram @samuelhergesell_graffoate.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.