Exames de pré-câncer são realizados em horário alternativo no Centro de Saúde
Exames de pré-câncer são realizados em horário alternativo no Centro de Saúde
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Imigrante informa que a coleta para o exame pré-câncer será feita às terças-feiras, das 17h às 18h, no Centro de Saúde. O procedimento será conduzido pelas enfermeiras Aline e Raquel. O agendamento deve ser feito com Marlise, no Centro de Saúde ou pelo telefone 3754-1031.
“O horário foi estendido com o intuito auxiliar na prevenção da doença e privilegiar as mulheres que não conseguem se dirigir à unidade de saúde em horário de expediente”, explica a secretária Jóice Cristina Horst.
O exame é o principal método para rastreamento e prevenção do câncer de colo do útero. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por 100% dos casos de câncer do colo do útero. “Fazer o exame uma vez por ano é de extrema importância no rastreamento da doença. Aproximadamente 80% das pessoas são infectadas por, pelo menos, um tipo de HPV em algum momento da vida”, conclui Jóice.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.