A secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Emater de Imigrante, entregou as 1.359 mudas de árvores, encomendadas pela população. Foram 100 pessoas que reservaram as plantas, a um custo mais acessível.
O secretário Gilnei Dahmer e o servidor Marcos Mugge entregaram os itens. “Buscamos atender os munícipes com mudas de qualidade e com certificado”, ressalta Dahmer. “Entregamos os itens e damos todas as orientações de plantio. Assim, podemos garantir que a planta se desenvolva melhor”, explica Mugge.
Os extensionistas rurais da Emater, Maciel Budde e Cristiane Dexheimer frisam que a campanha de pomares domésticos é uma ação anual. “Incentivamos as pessoas a cultivarem as frutas em casa, pois isso favorece uma alimentação mais saudável”, explica Cristiane. “Cotamos as mudas a uma média de R$ 10 a unidade, o que favorece o consumidor. Para um município do tamanho de Imigrante, temos uma grande procura pelas mudas”, avalia Budde.
William Prediger, de 13 anos, recebeu a encomenda, feita pelos pais. “Eu prefiro comer frutas plantadas aqui em casa”, enfatiza o jovem. Já o produtor Mário Wilsmann adquiriu 12 mudas de frutíferas, que em breve darão frutos para o consumo da família.
Entre as variedades disponíveis estão Laranjeiras, limoeiros, bergamoteiras, ameixeiras, caquizeiros, macieiras, amoreiras, parreiras, pereiras, marmelo, pessegueiros, figueiras, abacateiros e uma grande variedade de frutíferas, além de árvores de sombra, como legustre, ipês, caneleira e loureiro.
Foto: 1
Legenda: William Prediger confere com Gilnei Dahmer, as variedades encomendadas
Foto: 2
Legenda: Mário Wilsmann encomendou 12 mudas, que comporão o pomar da família
Foto: 3
Legenda: Maciel Budde, Cristiane Dexheimer, Marcos Mugge e Gilnei Dahmer: incentivo ao plantio de frutíferas é uma parceria entre Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Emater de Imigrante