A administração de Imigrante, Sebrae, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em conjunto com a comunidade, realizam ações, que visam à construção do Plano Municipal de Turismo. Os primeiros passos foram a criação do Comtur, da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e o diagnóstico relacionado ao assunto. O Plano deve seguir para análise dos vereadores no mês de agosto.
Foram três dias de trabalho, para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. “Especialmente neste ano, intensificamos as ações voltadas ao turismo. Nas oficinas, com a consultoria do Sebrae, discutimos, missão, visão e valores que queremos no Plano Municipal de Turismo”, explica o secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche.
As oficinas foram ministradas pelas consultoras Roséli Azi Nascimento e Rita Michelon. Roséli é consultora do Sebrae desde 1996, nas áreas de ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, turismo náutico e planejamento. Rita é turismóloga e atua no agenciamento de viagens desde 1984.
O Plano é um documento oficial, produzido pelos órgãos gestores do turismo, com a participação de diversos segmentos da comunidade, aberto à participação de todos. “Isso aconteceu mais efetivamente durante as oficinas, com pessoas interessadas na área, pessoas que se dispuseram a colaborar, além da colaboração dos empreendedores locais”, numera Porsche.
Após a série de ações, será elaborado um documento com a compilação desses dados, para que, em agosto, seja realizada mais uma audiência pública, e então seja encaminhado um projeto de lei, que será analisado pelos vereadores.