Educação Financeira e Consumismo foi tema de oficina da Univates nas escolas
Educação Financeira e Consumismo foi tema de oficina da Univates nas escolas
As EMEF’s Santo Antônio e Arco Íris receberam nos dias 23 e 24 de maio o Projeto de Extensão: Educação Financeira e Consumismo da Univates. O objetivo principal é estimular ações nas áreas de educação e cidadania fiscal, realizando atividades de conscientização e sensibilização para o consumo consciente.
A Oficina de Educação Fiscal e para o Consumo foi realizada recentemente pelos projetos de extensão Escritório do Consumidor e Educação e Cidadania Fiscal da Univates coordenada pela Professora Marta Luisa Picinini e conta com a participação dos estudantes universitários.
A partir da simulação de compra on-line em uma planilha com itens de supermercado, os alunos foram incentivados a refletir sobre questões relacionadas à tributação, ao consumo e ao consumismo, bem como seus reflexos no meio ambiente.
Nos simulados de compra on-line, as crianças foram divididas em grupos, e cada grupo recebeu um certo valor para gastar no supermercado. As compras realizadas foram analisadas, e após os alunos souberam definir o que foi comprado, se souberam priorizar os produtos necessários, qual o seu valor nutricional e se eram essenciais ou não.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.