Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dia de Prevenção e do Combate à Hipertensão Arterial
A Secretaria Municipal da Saúde de Imigrante realizou no dia 27 de abril ação em referência ao dia da Prevenção e do Combate à Hipertensão Arterial.
Devido às condições do tempo, a programação ocorreu ao dia seguinte do dia Nacional de Mobilização, comemorado anualmente no dia 26.
A equipe de saúde realizou a verificação da pressão arterial em todas nas pessoas que transitavam pela Avenida Ito João Snel, em frente ao Centro de Saúde, e no Mercado Rottoli em Daltro Filho. Em caso de alguma alteração, as pessoas eram convidadas a realizar agendamento médico.
As barracas estavam decoradas com cartazes informativos confeccionados pelos alunos das escolas, e chamavam a atenção para atitudes de prevenção como o uso moderado do sal e as atividades físicas.
Hipertensão arterial: hábitos saudáveis ajudam na prevenção e no controle da doença
Quatorze por nove. Dois números e um alerta que podem indicar hipertensão arterial. Mais conhecida como “pressão alta”, a doença crônica atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil. É também um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como cardiovasculares e renais. Os cuidados para os pacientes crônicos e a adoção de hábitos saudáveis é a chave para salvar vidas.
O diagnóstico deve ser baseado em duas aferições de pressão arterial por consulta em, pelo menos, duas idas ao médico. É uma condição de muitos fatores que geralmente não está associada a sintomas, mas sim pela elevação contínua da pressão. Indivíduos considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 14 por 9. Essa medição pode ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) é referência no atendimento para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como é o caso da hipertensão.
O SUS também oferece, de graça, tratamento, acompanhamento e medicamentos para controle da doença: em 2019, foram realizadas mais de 28 milhões de consultas na Atenção Primária e registradas 52 mil internações relacionadas à hipertensão em todo o país.
ESTILO DE VIDA
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Por isso, a mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio. Um deles passa pela alimentação, como reduzir a quantidade de sal nos alimentos e consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças, eliminando do cardápio alimentos chamados de ultraprocessados, como embutidos, por exemplo. Não fumar e beber com moderação são outras iniciativas.
Se movimentar é mais uma ação preventiva. Programas como Saúde na Escola e Academia da Saúde são outras ações do governo federal que estimulam a prevenção e promoção da saúde em todas as idades.
DADOS
O número de óbitos por hipertensão arterial vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes. Em 2019, o número saltou para 53.022, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. De acordo com o Vigitel Brasil 2019, a frequência de diagnóstico médico de hipertensão foi de 24,5% entre as 27 capitais brasileiras. A doença é mais prevalente em mulheres (27,3%) do que em homens (21,2%).
.
.
.
.