Imigrante oferece serviço de fonoaudiologia pelo SUS
Imigrante oferece serviço de fonoaudiologia pelo SUS
A Secretaria Municipal da Saúde oferece à população a especialidade de Fonoaudiologia Clínica, com atendimentos realizados na Unidade de Saúde do Centro.
A Fonoaudiologia é uma especialidade presente em poucas UBS e tem sido um diferencial para a população.
O atendimento é prestado pela fonoaudióloga Luciana Domingues Dias, natural de Porto Alegre, formada pela Universidade Metodista IPA, com pós-graduação em Saúde Pública pela FIOCRUZ/RJ. “A nossa especialidade atende tanto os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) como os distúrbios das funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação” cita Luciana.
Também são realizamos atendimentos em visita domiciliar às pessoas acamadas com limitações funcionais importantes em áreas como deglutição, voz, fala, linguagem e/ou cognição. O ambiente familiar para o atendimento ao paciente acamado traz melhorias às condições físicas, afetivas e sociais de extrema importância para a sua recuperação. “A principal característica da fonoaudiologia domiciliar é a humanização do atendimento, evitando a internação ou reinternação hospitalar”, explica a fonoaudióloga responsável pelo serviço, Luciana Dias.
A quantidade de pessoas que precisam buscar o atendimento fonoaudiológico está crescente nos últimos meses e muitos atendimentos têm sido realizados. O encaminhamento para o serviço é feito por profissionais de Saúde das unidades básicas e da Atenção Especializada do município. Os atendimentos acontecem em todas as sextas-feiras em turno integral e uma vez por mês, na quinta-feira a tarde.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, pelo telefone 3754 1031(Centro de Saúde) em horário de expediente.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.