Professores e Pesquisadores da UFSM mostram carro elétrico de projeto do curso de engenharia
Professores e Pesquisadores da UFSM mostram carro elétrico de projeto do curso de engenharia
Um dos carros elétricos do projeto o Nissan Leaf, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve no final de semana em Imigrante. A professora imigrantense Cristiane Krüger e o professor Lucas Feksa Ramos vieram ao município para efetuar alguns testes no laboratório móvel. Além de fazer um importante avanço no processo de disseminação do conhecimento sobre a mobilidade elétrica. O prefeito Germano Stevens esteve presente e sinalizou futuras parcerias com a Universidade, principalmente na área de engenharia elétrica. É notório que a mobilidade elétrica precisa ser discutida, conhecida e incentivada. Estamos falando de desenvolvimento, sustentabilidade, inovação e transformação.
A visita só foi possível pois a Universidade instalou no início de abril mais um eletroposto na cidade de Santa Cruz do Sul, no restaurante Lisaruth. Este é o primeiro eletroposto rápido instalado em uma rodovia no RS e a segunda estação de recarga rápida para veículos elétricos do Rio Grande do Sul.
Com o eletroposto já disponível na universidade, o RS passou a contar com primeira eletrovia ligando a capital até o centro do estado, e agora está no mapa da eletromobilidade. Um importante passo alinhado com inovação, transição energética e preocupação com a sociedade e meio ambiente.
Esse desenvolvimento é fruto do projeto coordenado pela Professora Luciane Neves Canha de P&D Aneel financiado pela Copel e executado pela Universidade Federal de Santa Maria e CIBiogás - Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação - Biogás e outras Energias Renováveis.
Apesar das eletrovias estarem presentes em muitos países, o Brasil ainda caminha a passos mais lentos, neste que, com certeza, será o futuro das frotas veiculares. O professor Lucas explicou o funcionamento, a potência e autonomia do carro elétrico. O grande gargalo ainda é a falta de eletropostos para que os carros sejam abastecidos, já que estes possuem uma autonomia média de cerca de 300 km, (existem modelos com autonomia maior). Para o uso diário, dentro do perímetro urbano a questão do abastecimento e recargas não implica em maiores problemas, pois ao adquirir seu automóvel elétrico, poderá carregá-los em sua própria residência, em shoppings ou mercados que já oferecem estações de recarga, por exemplo.
O alto preço destes veículos ainda é um ponto negativo, mas em se tratando de economia, o valor de abastecimento de um veículo gera algo em torno de R$ 40,00. A contribuição maior desses veículos é na emissão de gases poluentes, é zero, evitando com isso, maior degradação ao meio ambiente.
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