Imigrante recebe Certificado do Programa de Regionalização do Turismo
Imigrante recebe Certificado do Programa de Regionalização do Turismo
O município de Imigrante recebeu na noite da segunda-feira, dia 11 de abril, da Associação dos Municípios da Região de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) o Certificado do Programa de Regionalização do Turismo. O evento ocorreu no Estrela Palace Hotel, em Estrela, e Imigrante esteve representado pelo Secretário Charles Porsche e pela Presidente do Conselho Municipal do Turismo Camile Bertolini Digiglio.
Além de Imigrante, outros 32 municípios e 27 Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs) receberam a certificação pelo Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). O certificado foi entregue pela Amturvales, que é a instância governamental credenciada junto ao Ministério do Turismo para fazer a transmissão do certificado.
Na prática, conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, com a certificação, os municípios poderão buscar recursos para investimentos no setor, seja direto com o Ministério do Turismo ou através de emendas parlamentares de senadores e deputados federais.
Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Tem o objetivo de definir políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação.
Para integrarem o Mapa, os municípios precisam atender critérios, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur e o município precisa ter um Conselho Municipal de Turismo ativo. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, no caso do Vale do Taquari, a Amturvales.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.