O município de Imigrante possui contrato com a Sociedade Sulina Divina Providência entidade mantenedora do Hospital Estrela - HE. O contrato prevê o atendimento de pacientes imigrantenses e são cobertos a execução de serviços na área da Atenção Básica de Baixa e Média Complexidade e Urgência e Emergência em saúde.
Além dos atendimentos SUS já oferecidos pelo Hospital, o município de Imigrante realiza a complementação dos valores de atendimentos, procedimentos, cirurgias gerais, cirurgias obstetrícias, diárias de UTI, exames laboratoriais, ecografias, tomografias, raio X e outros.
Além disso também há a complementação do pagamento de sobreaviso dos médicos de emergência. Só em 2021 a Secretaria Municipal da Saúde realizou o pagamento de R$ 816.599,01, média de R$ 68 mil por mês.
A Secretária da Saúde Jóice Cristina Horst ressaltou que os exames realizados nos pacientes imigrantenses que dão entrada de atendimentos via SUS são todos pagos pelo município.
Além do município oferecer a cobertura de atendimento de urgência e emergência estão sendo realizadas cirurgias eletivas de mutirão no HE. As primeiras cirurgias realizadas foram de hérnia e Colecistectomia (retirada de vesícula).
Para receber o atendimento os pacientes poderão ser encaminhas pela Secretaria da Saúde de Imigrante ou quando as Unidades de Saúde estão fechadas, pelo Plantão da Saúde no número de telefone 98118 0617. Quando chamado, transportará o paciente para o Hospital Estrela, que é o hospital referência SUS para Imigrante.
Da mesma forma, todo o munícipe que necessitar de atendimento quando as Unidades de Saúde estiverem fechadas, poderá se dirigir ao Pronto Socorro do Hospital Estrela com condução própria, que receberá o mesmo atendimento.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.