A educação de Imigrante deu mais um passo em busca da garantia da acessibilidade dos estudantes com deficiência visual ao adquirir uma máquina de escrever em braille. O equipamento da marca Laramara foi adquirida recentemente pelo município, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo no valor de R$ 3.945,40.
O equipamento dará novo reforço no ensino para os alunos que apresentam alguma deficiência visual. Inicialmente, a máquina de braille vai ficar à disposição na Escola Municipal Arco Íris, no centro.
Dentre o corpo docente do Município há profissionais capacitados que atendem alunos com deficiência auditiva, alfabetizando-os na língua de sinais - LIBRAS. Da mesma forma, com a aquisição desta máquina de Braille, a SMECDT procura dar novo impulso no trabalho com alunos com deficiência visual.
O Sistema Braille constitui-se num instrumento fundamental para a eficácia do desenvolvimento intelectual do indivíduo cego, uma ferramenta de grande importância para o processo de ensino e aprendizado. Na realidade, é um recurso de acessibilidade para a escrita e leitura, que garante uma melhor condição para a inclusão.