A educação de Imigrante deu mais um passo em busca da garantia da acessibilidade dos estudantes com deficiência visual ao adquirir uma máquina de escrever em braille. O equipamento da marca Laramara foi adquirida recentemente pelo município, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo no valor de R$ 3.945,40.
O equipamento dará novo reforço no ensino para os alunos que apresentam alguma deficiência visual. Inicialmente, a máquina de braille vai ficar à disposição na Escola Municipal Arco Íris, no centro.
Dentre o corpo docente do Município há profissionais capacitados que atendem alunos com deficiência auditiva, alfabetizando-os na língua de sinais - LIBRAS. Da mesma forma, com a aquisição desta máquina de Braille, a SMECDT procura dar novo impulso no trabalho com alunos com deficiência visual.
O Sistema Braille constitui-se num instrumento fundamental para a eficácia do desenvolvimento intelectual do indivíduo cego, uma ferramenta de grande importância para o processo de ensino e aprendizado. Na realidade, é um recurso de acessibilidade para a escrita e leitura, que garante uma melhor condição para a inclusão.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.