Saúde disponibilizou mais de 13 mil exames clínicos em 2021
Saúde disponibilizou mais de 13 mil exames clínicos em 2021
A Prefeitura de Imigrante, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza para a população o serviço de análises clínicas laboratoriais, por meio de convênio realizado com o Laboratório Hermann.
Em 2021 foram beneficiados 1.155 pacientes que realizaram 13.666 exames clínicos, o que resultou em R$ 52.205,51 pagos.
São ofertados à população gratuitamente cerca de 30 exames de laboratório (sangue e urina). Dentre os mais solicitados estão o hemograma, EQU, urocultura, triglicerídeos, colesterol, glicose, entre outros. Visando beneficiar o maior número de pessoas, e também com o objetivo de promover a saúde preventiva, foram adicionados à lista de exames custeados os de sódio, potássio e ferritina. Além disso, a Secretaria realizou campanha preventiva ao Câncer de Próstata, com a realização de exames de PSA no mês de novembro.
Para agilizar a realização de exames, a Secretaria solicita que os pacientes procurem o setor logo após as consultas. A requisição deve ser apresentada no primeiro piso, com a servidora Mariane no Centro de Saúde ou na UBS de Daltro Filho. Os exames são autorizados na hora, e se o paciente ainda estiver de jejum, e se o laboratório tiver disponibilidade poderá realizar a coleta no mesmo dia. As coletas ocorrem no Laboratório Hermann, na Av. Ito João Snel, entre as agências bancárias, até às 9h.
A Secretaria de Saúde lembra que os exames autorizados devem sempre ser realizados no mês de vigência para não perderem a validade.
Conforme a Secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst a melhor a facilidade e a quantidade de exames clínicos ofertados pela municipalidade foi uma das melhorias implantadas na saúde de Imigrante. As alterações tiveram como objetivo trabalhar a saúde preventiva da população e o rápido diagnóstico de doenças, resultando em uma comunidade mais saudável e produtiva.
É solicitado também que neste momento de grande procura de pessoas com síndromes gripais os munícipes procurem os postos de saúde somente em caso de urgência. Mais informações pelo 3754 1031.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.