Iniciou na quarta-feira, dia 19 de janeiro, a vacinação de crianças contra a Covid-19 no Brasil. O município de Imigrante recebeu da 16ª Coordenadoria de Saúde até agora 30 doses da vacina, que foram aplicadas para crianças de 05 a 11 anos de idade com comorbidades e para crianças de 11 anos. Com a chegada de mais vacinas, a idade vacinal irá baixar até chegar aos cinco anos. Nesta faixa etária Imigrante possui 187 crianças.
A vacina que está sendo aplicada é a da Pfizer, com a tampa laranja, diferente da disponível para a população de 12 anos ou mais. Por seguir protocolos diferenciados, como sala exclusiva, a vacinação das crianças contra a Covid ocorre somente nas quartas-feiras, dia em que a Sala de Vacina é fechada, e nenhuma outra vacina em crianças ou em adultos é aplicada.
A Secretaria Municipal da Saúde organizou o Plano Municipal de Vacinação, que ocorrerá sob forma de busca ativa e agendamento das crianças. A equipe de Saúde entrará em contato com as famílias para agendar a aplicação das vacinas, que precisa ocorrer logo após a abertura dos frascos que contém dez doses em cada.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose será de 8 semanas (dois meses). No dia agendado a criança deverá estar acompanhada de um pai ou responsável, trazer o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.
Após a aplicação da vacina as crianças deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde, mas conforme a Secretária da Saúde Jóice Cristina Horst, a vacinação está ocorrendo de forma tranquila, e nenhuma criança apresentou reação adversa.
A Secretária também destacou que as famílias têm aderido bem a vacinação “Algumas mães ainda aguardam avaliação médica para a vacinação de seus filhos, mas a procura pela imunização é alta, e deixaremos a decisão sobre a aplicação a cargo dos pais ou responsáveis. A indicação dos profissionais da equipe de saúde é unânime para que aconteça a vacinação das crianças, pois os casos dos adultos, as pessoas vacinadas que foram infectadas pela Omicron, apresentaram sintomas mais brandos” finalizou.