A persistência de dias com elevada temperatura representa riscos relevantes para a saúde, particularmente para crianças e idosos.
Os principais impactos sobre a saúde são:
STRESS TÉRMICO: Sinais de stress térmico podem incluir temperatura do corpo acima de 40º, perda completa ou parcial de consciência e/ou capacidade mental reduzida.
EXAUSTÃO: Causado pela perda excessiva de água e sal. Os sintomas podem incluir a transpiração, fraqueza, tonturas, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia.
DESMAIOS: Causados pela perda de fluidos do corpo através do suor e pela diminuição da pressão do sangue devido ao acúmulo de sangue nas pernas. Os sintomas incluem tontura e desmaios.
CÓLICAS: Causada por um desequilíbrio de sal resultante de uma falha para substituir o sal perdido através de transpiração excessiva. Os sintomas são dores musculares agudas.
BROTOEJA: Resultado de inflamação de glândulas sudoríparas ocluídas e acompanhada de pequenas manchas vermelhas na pele, que podem dar uma sensação de formigamento.
EDEMA:Inchaço induzido pelo calor, frequentemente perceptível nos tornozelos, pés e mãos, e mais frequentemente observado em pessoas que não estão regularmente expostas ao calor.