A Vigilância em Saúde do Município de Imigrante promoveu ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Elas foram intensificadas em comemoração ao Dia D de combate, comemorado no dia 20 de novembro.
Na quarta e quinta-feira, o boneco “aedes aegypti” e a Agente de Endemias Natielle Claudino Pires passaram nas escolas para alertar de maneira lúdica sobre um assunto sério com as crianças: a necessidade de eliminarmos o mosquito aedes aegypti, prevenindo a comunidade contra a dengue, zika e chikungunya.
Já na segunda-feira, foi realizada uma blitz educativa na Av. Dr. Ito João Snel onde foram distribuídos panfletos informativos e brindes para os motoristas e transeuntes.
A agente de endemias Natielle ressalta que diversas ações de combate são realizadas durante todo o ano, mas se intensificam no Dia Nacional de Combate: “A chegada do verão traz a preocupação com o aumento da circulação do mosquito aedes aegypti. Temperaturas mais quentes e chuvosas criam o ambiente apropriado para proliferação do vetor, e por isso, os cuidados têm que ser redobrados” disse.
O mosquito transmissor da Dengue, aedes aegypti, também é transmissor de outras doenças como febre Chikungunya, Zika vírus e a febre amarela, e a maneira mais eficiente de evitar sua proliferação é impedindo sua reprodução: é preciso que todos mantenham suas casas livres de água parada, onde o mosquito deposita seus ovos.