Com o objetivo de dar continuidade às ações em piscicultura, a equipe da Emater/RS-Ascar Imigrante e a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimentos Econômico realizou na quarta-feira, dia 17 de novembro, a entrega de alevinos para povoamento de viveiros de nove produtores imigrantenses, que adquiriram um total de 1700 filhotes de peixes.
A ação é desenvolvida regularmente pelos extensionistas em parceria com a Secretaria da Agricultura e visa a estimular os produtores para que invistam em alevinos de qualidade, observando também a quantidade correta a ser inserida em cada açude.
Nas entregas realizadas estavam carpas de quatro variedades – húngara, prateada, capim e cabeça grande. Dois dos produtores a realizar a encomenda foi Erno Prediger da Seca Baixa, e Jadir Lucca do Centro, que realizarão a criação para o consumo da família.
Na hora da entrega também são repassadas informações para evitar a mortandade dos peixes na hora de colocá-los no açude como evitar os horários de muito calor ou sol forte; colocar as embalagens com os alevinos ainda fechadas na água; abrir uma embalagem por vez, colocar a mão na água interna da embalagem e na água do açude para sentir se há diferença, e havendo diferença entre as temperaturas passar água do açude misturando-a lentamente com a água da embalagem.