Alunos da EMEF Ernesto Alves visitam produtor de abelhas
Alunos da EMEF Ernesto Alves visitam produtor de abelhas
Os alunos da EMEF Ernesto Alves realizaram no mês de outubro uma visita ao produtor Ciclério Altevogt, da Linha 11 de Novembro, que é meliponicultor. Ele explicou a importância das abelhas para a preservação natureza e contou porque se interessou pelo cultivo.
A criação de abelhas mostradas para as crianças são as sem ferrão. Ele demonstrou aos pequenos como é realizada a separação de parte da colmeia para formar outra caixa.
Ciclério também demonstrou como é feita a colheita do mel, e as crianças puderam ali mesmo saborear os diferentes sabores produzidos pelas diferentes variedades.
A atividade foi acompanhada pela Técnica em Agropecuária da Emater/RS – Ascar Cristiane Dexheimer, que ensinou como confeccionar a isca para pegar um enxame. Ela explica que se o receio de levar ferroadas é o que impede de se colocar em prática o interesse pela produção de mel, alimento com demanda certa, por ser um produto saudável e delicioso, uma boa alternativa é o manejo de abelhas sem ferrão. Impossibilitadas de dar doloridas picadas, elas não precisam de fumaça para ser acalmadas nem que o apicultor use equipamentos de proteção individual (EPIs), como macacão com máscara conjugada, botas de borracha e luvas de nitrila.
“A criação de abelhas sem ferrão se feita de modo racional contribui positivamente com a preservação do ambiente, pois assim estamos resguardamos as espécies de abelhas. Ainda essa criação pode ser uma fonte alternativa de renda para pequenos agricultores, os quais podem comercializar enxames, mel, pólen, própolis e cera. Além de ganhos econômicos e ambientais indiretos, através dos serviços prestados gratuitamente pelas abelhas, como a polinização de culturas agrícolas e/ou florestais” disse Cristiane.