Demanda reprimida será atendida com mutirão de cirurgias do aparelho gastrointestinal
Demanda reprimida será atendida com mutirão de cirurgias do aparelho gastrointestinal
Dando continuidade ao mutirão de cirurgias eletivas o município de Imigrante iniciará nos próximos dias as primeiras consultas e exames para a realização das cirurgias do aparelho gastrointestinal como a colecistectomia(retirada de vesícula) e a cirurgia de hérnia.
A Administração Municipal realizou reuniões com os hospitais da região para obter o melhor custo/benefício para o poder público e aos pacientes, e o Hospital Estrela apresentou o melhor valor para a realização das cirurgias. Elas serão custeadas pelo município e visam zerar a fila de espera dos munícipes que aguardam há anos serem chamados pelo SUS. Consideradas cirurgias de média complexidade, nesta primeira etapa serão de cirurgias, 25 munícipes serão beneficiados.
Conforme a Secretária de Saúde Jóice Cristina Horst, “o mutirão de cirurgias possibilitará desafogar as filas e acabar com a demanda reprimida de pacientes”. A Secretária explica também que os interessados que ainda não estão na fila de espera devem procurar as Unidades de Saúde para receber o encaminhamento médico. “Os primeiros 25 pacientes são de demanda reprimida e constavam há anos na lista de espera. Conforme a fila for acabando, já poderemos agendar novos pacientes para esses procedimentos cirúrgicos”.
A cirurgia de hérnia é indicada para o tratamento de tumorações na região inguinal ou umbilical que causa obstrução (ou “estrangulamento” da hérnia). Já a cirurgia de vesícula consiste na retirada da vesícula por conta da presença de cálculos (pedras).