O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática muitas vezes motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
O primeiro passo é conversar com essa pessoa, mas aqui fica uma dica importante: deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto, apenas ouça. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar, lembrando sempre que não devemos medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais deste tema tão importante.
O CRAS através das técnicas de referência, trabalhou o tema nos grupos SCFV , produzindo um banner com fuxicos, usando as cores do tema e também envolvendo seus usuários em reflexões sobre o tema.
Profissionais responsáveis:
Fabiana Christ – Psicopedagoga Fernanda Stange – Assistente Social