Triagem de próteses dentárias foi realizada com 40 inscritos
Triagem de próteses dentárias foi realizada com 40 inscritos
A Secretaria da Saúde realizou na tarde da sexta-feira, dia 09 de julho, o atendimento a 40 pessoas inscritas na triagem para receberem próteses dentárias pelo programa Brasil Sorridente, ofertado pela municipalidade.
No Programa são fornecidas próteses totais e próteses parciais removíveis, também chamadas de pontes, ambas superiores e inferiores, conforme a avaliação do dentista.
Na triagem foram avaliados os procedimentos dentários a serem realizados pelos pacientes antes da moldagem das próteses, como limpeza, obturações ou extrações. A moldagem será realizada pelos dentistas da Unidade de Saúde de Imigrante, já a prótese será confeccionada por uma empresa terceirizada.
O casal que realizou a triagem para fazer a moldagem é Edgar e Darcila Wahlbrinck. Eles foram atendidos pelo dentista André Capalonga, que sugeriu um outro procedimento odontológico antes da moldagem. Darcila elogiou mais este serviço oferecido aos munícipes. “Achei um ótimo atendimento, ainda mais por ser oferecido pelo SUS. Conversei com algumas pessoas que não conseguiram se adaptar às próteses, não voltaram para arrumar e desistiram de usar, mas eu pretendo vir ao dentista até que esteja tudo certinho” disse.
O município conta com três consultórios odontológicos, dois no Centro de Saúde e um na Unidade Básica de Saúde de Daltro Filho, e 70 horas semanais de atendimento, supridas por dois profissionais, Leandro Bünecker e André Felipe Grassi Capalonga.
As inscrições para quem não conseguiu participar desta primeira avaliação, seguem abertas, e os pacientes serão chamados para posterior avaliação. Informações com Mônica ou Louvani pelo 3754 1031 em horário de expediente.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.