Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imigrante foi sede do segundo encontro do G6
O município de Imigrante foi na sexta-feira, dia 02 de julho, sede da segunda reunião do G6, grupo que reúne os municípios de Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália. O local da reunião foi o Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, e foi conduzido pelo presidente da entidade, o prefeito Germano Stevens.
Os municípios do G6 uniram força e realizarão reuniões mensais para debater pautas em comum. Nesta reunião, os prefeitos buscaram soluções para o fornecimento de energia elétrica e para o turismo regional.
Para debater os problemas com o fornecimento de energia, foram convidados representantes da empresa RGE, que iniciaram apresentando os principais investimentos da fornecedora, para os próximos anos, na região.
O Consultor de Negócios Humberto Santana destacou que uma das metas da empresa é trazer benefícios paras as comunidades, principalmente para a área rural. Para eles, o principal problema de interrupção da energia elétrica nos municípios são a falta de poda e os postes de madeira. A empresa atende a 381 municípios e possui 3 milhões de clientes.
Ao ser questionado pelos prefeitos sobre a demora no reestabelecimento da energia, Humberto mencionou que por segurança aos eletricistas, muitas vezes os reparos são realizados somente no outro dia. No reestabelecimento, eles também tem uma lista de prioridades onde foram destacados locais onde há hospitais, postos de saúde com vacinas, órgãos públicos, clientes registrados como prioridades (com aparelhos médicos ligados a energia em casa), água e esgoto e por fim o número de clientes sem energia.
Humberto também mencionou um problema que foi herdado da concessionária anterior - grande parte da rede está no mato. A RGE está puxando estas redes para perto de estradas, mas está enfrentando dificuldades na compra de postes, pela crise do aço e pelas condições climáticas. Em Imigrante 71% dos postes são de concreto. “Em média uma substituição de poste demora duas horas, quando este poste é de difícil acesso, esse tempo aumenta muito” disse.
Stevens questionou Humberto como eram definidos os investimentos, pois o que é percebido que não há a manutenção frequente das redes: “O que vemos é que é feito um remendo quando um poste cai ou está para cair. Queremos saber se há um planejamento dos investimentos para a nossa região” disse.
Os prefeitos também questionaram o Consultor sobre as podas. Umberto disse que no interior 7,5 metros de cada lado da rede é de responsabilidade da concessionária. Já na área urbana essas podas são de responsabilidade dos municípios. “Claro que quando há perigo para os funcionários, as prefeituras devem encaminhar o pedido para a RGE”. Umberto pediu ajuda aos prefeitos para que seja realizado um trabalho se conscientização com os moradores, para que não sejam plantadas árvores que possam atingir a rede com o passar dos anos, pois 70% das causas da falta de energia é a vegetação, destacou. Por fim, Umberto pediu que a população use os canais de atendimento, pois eles são um parâmetro para a realização de investimentos nas redes.
A outra pauta do encontro, o turismo regional, contou com a presença do secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini e sua equipe.
Santini destacou que a região tem muito a crescer com o turismo, e para isso, o planejamento com o receptivo e a capacitação dos empreendedores é fundamental. “As pessoas estão se voltado ao turismo no interior, e querem se sentir acolhidos. Vocês tem muita riqueza aqui para mostrar, e isso precisa ser explorado”.
O Secretário mencionou a construção do Cristo em Encantado: “O turista virá para Encantado e eles vão querer conhecer a região. Temos que fazer ele ficar aqui por mais tempo, aprender a embalar os nossos produtos e a nossa história. Despertando a curiosidade do turista, iremos fazer com que as pessoas queiram conhecer os nossos pontos turísticos”.
O prefeito Germano Stevens citou que Imigrante está fazendo um inventário turístico, para fazer um roteiro municipal, e um roteiro regional, e estimulou os outros municípios a fazerem o mesmo: “Estamos perto do Cristo, temos que fazer com que este turista não vá direto a Serra Gaúcha, e continue ou que inicie o passeio pelas nossas cidades”.
A equipe também apresentou os investimentos do Governo do Estado no turismo, como o lançamento do aplicativo PIN, tokens nos pontos turísticos e a reativação dos CAT’s – Centros de Atendimentos ao Turista. “O turista terá na palma da mão todas as informações necessárias para fazer o turismo no nosso estado. Por isso será muito importante os municípios terem uma secretaria ou um departamento específico para o turismo, pois estes sistemas terão de ser alimentados e conter informações atualizadas. Não pode acontecer do turista pegar a estrada para comer um lanche específico, e quando chegar, o estabelecimento não funcionar naquele horário, ou tiver mudado de endereço” finalizou.
A próxima reunião do G6 será no município de Teutônia, no dia 06 de agosto.
.
.
.
.