A Equipe da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e desenvolvimento Econômico de Imigrante, e a Emater/RS-Ascar local realizaram nesta semana a entrega de mudas de árvores frutíferas, de sombra e roseiras encomendadas no mês de maio. As espécies encomendadas são diversas, com destaque aos citros.
No total 116 pessoas realizaram a encomenda 1.015 mudas, na sua maioria mudas frutíferas. A ação de encomendas de diversas mudas é realizada anualmente em parceria da Emater, que organiza os pedidos, e a Secretaria que realiza a entrega. O objetivo é incentivar a produção de alimentos saudáveis para subsistência das famílias que vivem tanto no meio rural como no urbano.
Uma das famílias que realizaram o pedido de mudas foi de Gilberto Horn e Clecimone Henich, moradores do centro. Dentre as variedades solicitadas estão bergamoteiras e laranjeiras. As mudas foram recebidas por Clecimone, mas quem realizou as encomendas e tem o cuidado com as plantas é o seu esposo Gilberto. Horn destacou que já haviam realizado encomendas em 2020, e as mudas recebidas eram de boa qualidade e todas ‘pegaram’. “Fomos muito bem atendidos no ano passado, com a entrega no prazo e ótimas mudas, o que nos motivou a fazer nova encomenda. Este ano, aparentemente, as mudas também estão muito vigorosas e sadias, atendendo a nossa expectativa e satisfação com a compra” destacou.
Segundo o Secretário da Agricultura Gilnei Dahmer no momento da entrega são repassadas informações sobre o manejo das mudas até o plantio, e a prática do plantio.
Para a Técnica em Agropecuária da Emater Cristiane Dexheimer o repasse de mudas frutíferas dá oportunidade as famílias de incrementar e implantar o pomar doméstico para autoconsumo das frutas, melhorando desta forma a alimentação da família. “No momento da encomenda repassamos informações sobre as características das variedades, épocas de colheita e informações para o planejamento da colheita” destacou Cristiane.
Demais informações sobre o plantio, poda, colheita e informações sobre as encomendas podem ser realizadas diretamente na Emater, pelo telefone 374 1003.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.