O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Imigrante, vinculado a Secretaria da Saúde e Assistência Social, passou a contar desde a semana passada com uma nova assistente social contratada por empresa terceirizada. A assistente social tem a função de dar suporte e viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Estes profissionais trabalham juntamente com as famílias no sentido de fortalecer vínculos familiares e sociais além de orientar e encaminhar ao acesso a direitos buscando a emancipação e autonomia das mesmas.
Fernanda Stange, 33 anos, é natural de Lajeado e é graduada em serviço social pela Ulbra. Ela destaca que foi muito bem recebida pela equipe, e espera poder contribuir e dar continuidade ao ótimo trabalho que já vinda sendo realizado. “Minha expectativa é dar continuidade aos atendimentos individuais e familiares, e poder agregar experiências que tive no trabalho social em outros municípios para Imigrante” destacou.
A nova Assistente foi recebida pela Coordenadora do CRAS Mariane Schneider, que destacou a adição de horas de serviço social oferecidas pelo município. “A assistente social Fernanda prestará o serviço por 30 horas semanais. Com a contratação Imigrante passou de 40 para 50 horas semanais de serviços de assistente social oferecido, dando cobertura a todos os dias da semana” destacou Mariane. Imigrante tem também no seu quadro funcional a assistente social Deise Herberts, com 20 horas semanais.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.