.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sábado, 23 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Profissionais da linha de frente foram vacinados em Imigrante

Profissionais da linha de frente foram vacinados em Imigrante


Profissionais da linha de frente foram vacinados em Imigrante

Mesmo atrás da máscara, o sorriso e a emoção de quem há quase um ano está na linha de frente no combate ao Coronavírus, e agora recebe a vacina, era visível.


O dia 20 de janeiro certamente ficará marcado na história de Imigrante, pois foi neste dia que a primeira pessoa foi vacinada em Imigrante. Com apenas cinco doses recebidas pelo município, a orientação é que primeiramente os profissionais da saúde que trabalham com os pacientes Covid, sejam vacinados.


O ato foi realizado na sala de vacinas do Centro de Saúde e foi acompanhado pelo Prefeito Germano Stevens e pela Coordenadora de Saúde Viviane Franz Stevens.


A Enfermeira responsável pela Sala Vermelha, espaço exclusivo na unidade de saúde para atendimentos Covid Letícia Petuco, 28 anos, foi a primeira a receber a vacina contra o Coronavírus.
Letícia trabalha em Imigrante desde maio de 2020, e em menos de um ano já realizou quase 400 testes na população. Desde a sua contratação, juntamente com a Drª Mariá, ficou responsável pelo atendimento, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e confirmados.


Com graduação em enfermagem ela se especializou e fez Residência em Saúde da família. Ela, como uma boa parte dos profissionais de saúde que apesar de todos os cuidados, contraiu Covid no início de dezembro. “Foram sintomas mais leves e não precisei de internação. Mas tive cansaço, dor no corpo, fraqueza e dois episódios de falta de ar. Vivenciei e tive que colocar em prática as orientações que eu mesma fornecia. Mas a parte boa de passar pela doença, é que nos tornamos ainda mais empáticos com os pacientes” menciona.


Apesar de tímido, o início da vacinação representa um marco na história da humanidade. Há quase um ano lutávamos contra algo desconhecido, com sintomas inespecíficos, sem saber ao certo quais as melhores condutas, e hoje além de orientações mais claras, já temos diversas vacinas aprovadas ou em testes.


A enfermeira Letícia também destacou que a vacinação traz um novo ânimo tanto para profissionais como para a população: “O dia de hoje representa a esperança de que vamos conseguir evitar que os casos se agravem, e de que a mortalidade aumente. Eu perdi um tio muito próximo e muito querido, levado pelo Covid há menos de um mês. Entendo o sentimento das famílias que passam pela doença. Me sinto privilegiada e valorizada em poder fazer parte deste momento tão importante na vida de toda a população, onde vejo o trabalho da equipe reconhecido. É início de uma campanha que traz muita esperança” finalizou.

A Médica do Covid de Imigrante Mariá Pettine também recebeu na quarta-feira a primeira dose da vacina, mas no município de Garibaldi, onde ela também realiza plantão no ambulatório Covid. Para ela o clima de esperança tomou conta de todos os profissionais. “Um filme passa pela cabeça. Todo aquele ‘terror’ do amanhã indefinido ganha lugar a um sopro de esperança. Viver essa história, aprender com ela e encará-la de frente, todo dia sem saber exatamente o que ocorrerá, gerou em nós um medo nunca antes sentido. Agora me sinto tomada pela única palavra que nunca saiu da cabeça: esperança” comemorou.

A Coordenadora da Saúde Viviane Franz Stevens, que recebeu as vacinas na 16ª Coordenadoria, comentou o sentimento de todos os profissionais: “Todos que retiravam as vacinas, a tratavam como se tivessem um grande tesouro nas mãos. Ainda são poucas doses, mas já é um grande começo” destacou. Viviane também valorizou o momento histórico, mas alertou que os cuidados com a propagação do vírus ainda devem ser mantidos: “O início da vacinação é um primeiro passo, mas para o público em geral ainda não está disponível, por isso os cuidados e a higienização devem ser mantidos, inclusive pelos vacinados” destacou.

ATENÇÃO

Este primeiro lote de vacinas foi utilizada para vacinar profissionais da saúde da linha de frente, que atuam diretamente com pacientes Covid. Deste modo ninguém deve se dirigir aos postos de saúde para receber a vacinação, pois ela ainda não será disponibilizada para o público em geral.

As orientações sobre a vacinação e a data de início da imunização em cada grupo prioritário serão constantemente atualizadas. Fique atento a todos os canais oficiais de divulgação da Prefeitura Municipal de Imigrante.

254 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.