.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Coral Cultura foi o anfitrião de Encontro Municipal

Coral Cultura foi o anfitrião de Encontro Municipal


Coral Cultura foi o anfitrião de Encontro Municipal

 

Como forma de comemorar o dia 25 de julho, Dia do Colono, foi realizado no último sábado, 21 de julho de 2018, o Encontro Municipal de Corais. Neste ano, o anfitrião foi o Coral Cultura e o encontro ocorreu no Centro Comunitário Evangélico Arroio da Seca.
No dia 18 de julho de 1824, desembarcaram em Porto Alegre os primeiros 39 imigrantes alemães que que chegavam ao Brasil. Já em 25 de julho, desembarcaram nas margens do Rio dos Sinos, onde atualmente é São Leopoldo.
O dia 25 de julho tornou-se o marco da colonização alemã, e mais tarde, foi chamado de Dia do Colono. Os antepassados comemoravam a data por meio da manifestação da cultura, costumes e gastronomia.
Foi daí que surgiu o Encontro Municipal de Corais, realizado anualmente no sábado mais próximo ao dia 25 de julho, mantendo o canto coral que é uma das tradições dos imigrantes que colonizaram Imigrante, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado o título de A Terra dos Imigrantes, em maio deste ano.
Se apresentaram Coral Cultura, Coral da OASE Seca Baixa, Coral Concórdia, Coral União, Coral Vozes, Coral da OASE Maria Madalena, e Coral Municipal de Imigrante.
Nas apresentações individuais, além das cações em português, predominam as letras em alemão e italiano. Por fim, todos os coralistas formaram o grande coral e cantaram a música Imigrante, de Expedito Faggione.
Após os cantos, Milton Tietz, natural de Imigrante, relatou um pouco de suas pesquisas sobre a imigração. Entre suas colocações, explicou que as famílias procuravam um lugar melhor e mais próspero para viver. Um dos locais foi o Brasil, para onde muitos europeus vieram. Deixando sua terra, passando por condições difíceis, e tendo deixado muito para trás, reuniam-se e cantavam, como forma de espantar a tristeza. Essa foi uma das origens de encontros como o de corais que Imigrante realiza.
Na parte da tarde, os coralistas e comunidade presente puderam prestigiar a Banda de Estrela, sob a regência de Bernardo Hunecke. Formada por quinze músicos, o gênero de músicas tocadas por eles é “Deutsche music” ou música alemã.

195 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.