Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Imigrante participou da mostra do Congresso do Cosems
A equipe da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Imigrante participou da Mostra de Experiências Exitosas do 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que ocorreu em Gramado de 26 a 28 de junho.
Imigrante inscreveu três projetos e todos foram selecionados. São eles Juntos somos mais fortes, Sorria Imigrante e Oficina Terapêutica Alegria de Viver: arte e cuidado em saúde mental.
Juntos somos mais fortes é um projeto voltado para a prevenção de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, voltado para crianças em idade escolar. São realizadas atividades lúdicas, rodas de conversa, brincadeiras, palestras e visitas a pontos estratégicos de proliferação do mosquito. Entre outras ações realizadas, conscientizar a população desde cedo possibilitou a taxa zero de doenças e casos relacionados ao mosquito Aedes Aegypti, o município foi considerado como não-infestado, bem como, maior conhecimento da população em relação as doenças causadas pelo mosquito;
Sorria Imigrantetrata-se de um teatro de fantoches produzido pelas Agentes Comunitárias de Saúde apresentado nas escolas do município, tendo como idealizador o odontólogo. A peça buscou estimular os alunos a desenvolverem práticas como escovar corretamente os dentes, utilizar fio dental, e se alimentar de forma saudável.
Alguns dos resultados obtidos foram o aumento da procura por atendimento odontológico para crianças menores, desmistificação da imagem do dentista para crianças, e diminuição da incidência de cáries em dentes de leite.
As oficinas terapêuticas compõem um dos dispositivos da Política Nacional de Saúde Mental e atende mulheres em sofrimento psíquico. As principais atividades desenvolvidas são voltadas para o artesanato. Os encontros são semanais e contam com três profissionais de referência.
Os principais objetivos são promover saúde, bem estar psicossocial, cuidado através do vínculo e das tecnologias leves, potencializar relações saudáveis, acolher as demandas de saúde mental através do espaço grupal, fortalecer a autoestima, reinserir socialmente os usuários, estimular autonomia do sujeito para pensar, planejar e agir.
.
.
.
.